Exercícios

1 - (PUC-RJ/13) O elemento iodo é um sólido que sublima na temperatura ambiente e que foi descoberto em 1811 por Bernard Courtois. Sobre as características desse elemento e suas propriedades, em função da sua posição na tabela periódica, é correto afirmar que o iodo.



a) é mais eletronegativo que o cloro. 

b) no estado fundamental possui, na última camada, 1 elétron no subnível s e 5 no subnível p. 

c) produz um hidrácido que possui fórmula H2I. 

d) por ter brilho, é um metal. 

e) combina-se com o hidrogênio formando ligação covalente polar. 


2 - (PUC - PR-1999) Dados os compostos: 


I - Cloreto de sódio 

II - Brometo de hidrogênio
III - Gás carbônico
IV - Metanol
V - Fe2O3

apresentam ligações covalentes os compostos:
A) I e V

B) III e V

C) II, IV e V

D) II, III e IV

E) II, III, IV e V    



3 - (Mack-2001) Na ligação entre átomos dos elementos químicos 15P e Ca, que tem 20 prótons, forma-se o composto de fórmula:

a) CaP 

b) Ca3

c) CaP3

d) Ca2P3

e)Ca3P2     



4 - (PUC - RJ-2005) Considere a reação abaixo:

CHCl3(g) + Cl2(g) → CCl4(g) + HCl(g)

a) Ao reagir 11,9 g de CHCl3 em um ambiente contendo gás cloro em excesso, qual a massa de CCl4(g) e de HCl(g) produzida se a reação apresentar 75 % de rendimento?

b) Quais os nomes das substâncias CHCl3 e CCl4 segundo a IUPAC?

c) Que tipo de ligação química existe entre os átomos de H e de Cl na molécula de HCl?



5 - (UERJ-1998) Apesar da posição contrária de alguns ortodontistas, está sendo lançada no mercado internacional a "chupeta anticárie". Ela contém flúor, um já consagrado agente anticárie, e xylitol, um açúcar que não provoca cárie e estimula a sucção pelo bebê. Considerando que o flúor utilizado para esse fim aparece na forma de fluoreto de sódio, a ligação química existente entre o sódio e o flúor é denominada:

A) iônica

B) metálica

C) dipolo-dipolo

D) covalente apolar    



6 - (UFLA-2001) O sal de cozinha (NaCl), o ácido clorídrico (HCl) e a glicose (C6H12O6) apresentam em suas estruturas, respectivamente, ligações do tipo

a) iônica, iônica e iônica.

b) covalente, covalente e covalente.

c) metálica, covalente e covalente.

d) iônica, covalente e covalente.

e) iônica, metálica e covalente.   




7 - (FESP) Em certas condições de temperatura e pressão 30,1 x 1022 moléculas de um determinado composto gasoso ocupa o volume de 20 litros. A massa de butano gasoso, medido nas mesmas condições de temperatura e pressão, existente em 100 litros desse gás é igual a: (Dados: C = 12 u; H = 1 u).



a) 58,0g.

b) 116,0g.


c) 145,0g.


d) 5,80g.    


e) 1,45g.



8 - (UPE) Em relação à teoria cinética molecular dos gases, é CORRETO afirmar que 

A) a energia cinética média de um conjunto de moléculas de um gás depende, apenas e exclusivamente, das massas das moléculas desse gás.

B) quando quadruplicamos a temperatura absoluta de um conjunto de moléculas de um gás, suas moléculas terão velocidade média quadruplicada.

C) quanto maiores as interações entre as moléculas de um gás, mais rigorosamente ele se comportará como um gás ideal. 

D) numa mesma temperatura, independentemente das massas molares de cada gás, as moléculas têm energias cinéticas médias iguais.

E) as colisões entre moléculas de um gás perfeito com as paredes do recipiente que as contém são inelásticas para qualquer tipo de gás ideal.       


9 - (Uerj) Dois balões idênticos são confeccionados com o mesmo material e apresentam volumes iguais. As massas de seus respectivos conteúdos, gás hélio e gás metano, também são iguais. Quando os balões são soltos, eles alcançam, com temperaturas internas idênticas, a mesma altura na atmosfera. Admitindo-se comportamento ideal para os dois gases, a razão entre a pressão no interior do balão contendo hélio e a do balão contendo metano é igual a: 

a) 1

b) 2

c) 4

d) 8      


10 - (UFPB) Recentemente, foram divulgados pela imprensa local (Jornal Correio da Paraíba de 03/07/2011) resultados de uma pesquisa sobre a poluição atmosférica causada pela emissão de CO2 por veículos automotores que circulam em João Pessoa. Segundo esses resultados, para neutralizar os efeitos dessa poluição, seria necessário que a área de Mata Atlântica fosse cinco vezes maior que a existente na Paraíba. Ainda segundo a pesquisa, num trajeto de ida e volta na Avenida Epitácio Pessoa, totalizando 20 km, um automóvel chega a liberar 3 kg de CO2. Nesse contexto, considere que essa massa equivale a 68 molde COe que essa quantidade é transformada pela fotossíntese em igual quantidade de matéria de O2. Com base nessas considerações, é correto afirmar que, nas  CNTP, o volume de Oproduzido nessa transformação é:

a) 1523,2 L

b) 1523,2 mL

c) 2992,0 L

d) 2992,0 mL

e) 67,2 L     


11 - (UFPR) Nos últimos dois anos, a imprensa divulgou notícias sobre o risco de explosão oferecido por condomínios de luxo e um Shopping Center de São Paulo. Os estabelecimentos foram construídos sobre antigos lixões. Nesses casos, o órgão responsável, ligado à Secretaria de Meio Ambiente, autuou os estabelecimentos, exigindo providências quanto à instalação de sistema de extração de gases. Em relação a esse risco, considere as seguintes afirmativas:

1. O risco de explosão deve-se principalmente à presença de metano, produzido por micro-organismos em condições anaeróbicas, na decomposição do material orgânico presente no lixão.

2. Os gases oferecem risco de explosão porque reagem vigorosamente com agentes oxidantes fortes.

3. O gás metano é facilmente detectado pelo odor característico.

4. Os gases que oferecem risco de explosão apresentam alta densidade, formando lençóis nos compartimentos de subsolo, como garagens subterrâneas.

Assinale a alternativa correta. 

a) Somente as afirmativas 2 e 3 são verdadeiras. 

b) Somente as afirmativas 1 e 2 são verdadeiras. 

c) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 são verdadeiras. 

d) Somente as afirmativas 1 e 4 são verdadeiras. 

e) As afirmativas 1, 2, 3 e 4 são verdadeiras.             



12 - (Unicamp-2002) A cana-de-açúcar, o engenho, o açúcar e a aguardente estão profundamente vinculados à história do Brasil. A produção de açúcar era feita, originariamente, pela evaporação da água contida na garapa, submetendo-a a  aquecimento. A solubilidade do açúcar em água é de 660 g/litro de solução a 20º C. A garapa contém, aproximadamente, 165 g de açúcar por litro e sua densidade é 1,08 g / cm3. Considere a garapa como sendo solução de açúcar em água.

a) Qual é a percentagem, em massa, de açúcar na garapa?

b) A que fração deve ser reduzido um volume de garapa a fim de que, ao ser esfriado a 20ºC, haja condições para a formação dos primeiros cristais de açúcar?



13 - (PUC - RS/1-2000) Solução salina normal é uma solução aquosa de cloreto de sódio, usada em medicina porque a sua composição coincide com aquela dos fluídos do organismo. Sabendo-se que foi preparada pela dissolução de 0,9g do sal em 100 mL de solução, podemos afirmar que a molaridade da solução é, aproximadamente,

A) 1,25

B) 0,50

C) 0,45

D) 0,30

E) 0,15     


14 - (PUC - RS/1-2002) O ácido sulfúrico concentrado é um líquido incolor, oleoso, muito corrosivo, oxidante e desidratante. No almoxarifado de um laboratório há disponível o ácido sulfúrico concentrado de densidade 1,8g/cm3 , contendo 90% de H2SO4 em massa. A massa de ácido sulfúrico presente em 100mL deste ácido concentrado é:

A) 1,62

B) 32,4

C) 162

D) 324

E) 1620              


Gabarito:

1- E 

2- D

3- E

4- a) 11,9 g de CHCl3 correspondem a 0,1 mol, que, ao reagir, produz 0,075 mol de HCl e 0,075 mol de CCl4, considerando-se o rendimento de 75 %. Esses valores equivalem a, aproximadamente, 2,74 g de HCl, e 11,55 g de CCl4.
b) CHCl3: triclorometano, e CCl4: tetraclorometano

c) Ligação covalente polar

5- A

6- D

7- C

8- D

9- A

10- A

11- B

12- C = t x densidade --> 165 = t x 1080, então t = 0,1530 ou t = 15,3%.
A cristalização inicia-se na garapa sob evaporação a partir de uma concentração igual à solubilidade a 20º C (660 g açúcar/L), então tomando-se 1 L de garapa temos: 660/1 = 165/V, então V=0,25L.
A cristalização do açúcar, a 20º C, inicia-se a partir da redução do volume a 1/4 do inicial da garapa.

13- E

14- C

Nenhum comentário:

Postar um comentário